A Geração do Mexerico

por Dilvo Rodrigues

O Chato da mexerica é a semente que vem dentro do gomo. É até fácil descascar a fruta, fácil demais. Nunca é pior do que descascar uma laranja. Tem gente que nem retira a casca da fruta, já pega e corta em quatro pedaços, quatro gomos e come. Quando era criança, meu pai me levava sempre na Barraca do Baiano, no centro da cidade onde nasci. Ele vendia algumas frutas por lá, principalmente laranjas, que ele descascava com um dispositivo engenhoso. Era só encaixar a fruta numa parte com uma lâmina e rodar uma manivela, em segundos já estava pronta para ser devorada. Uma mão na roda!

Os cozinheiros é que sofrem tendo de limpar, descascar e picar cebolas, tomates, batatas, jilós e abóboras. E existe um tipo corte para cada situação, se usa um tipo de faca para cada corte, um tipo de panela para realçar determinado sabor ou um ponto de cozimento. Eu acho que a vida dos cozinheiros facilitaria muito se as cebolas já viessem picadinhas, se não fosse necessário tantas lágrimas e lascas de dedos na busca pelo prato perfeito. Acredito que alguns chefes, experts da alta ou da baixa gastronomia destilariam o ódio ao ver tantas facilidades. “Por isso essa geração de cozinheiros não consegue fritar um ovo.”, diriam.

No exterior, já vendem melancias sem sementes, limão e laranjas sem sementes. No Brasil, nunca vi! O divertido da melancia é fazer competição de quem atira sementes de melancia mais longe ou de quem acerta mais sementes de melancia dentro da lixeira. Era chato ter de catar uma por uma daquelas que não caíam no cesto. Se as melancias sem sementes ganharem o mundo, vai bater uma nostalgia de ter de tirar uma por uma do pedaço cortado? Não! Vai bater saudade de ter de escolher a parte da melancia com menos sementes para cortar? Não. Mas, as mexericas ainda tem sementes. E é ruim porque, às vezes, você quer colocar o gomo inteiro dentro da boca e, mastigar sementes não tem um sabor muito legal. Não entendo o porquê as pessoas quererem tanto que as cascas das mexericas voltem, sendo que o importante, o mais gostoso seria colocar os gomos na boca sem ter de mastigar sementes. O problema dessa geração é que ela não consegue produzir mexericas sem sementes. Retirar a casca é fácil, muito fácil. O outro problema chega a ser uma oportunidade econômica, já que os mais saudosistas vão sentir o cheirinho da casca da fruta nas mãos. Então, não seria um sucesso comercial se desenvolvessem uma fragrância com notas de mexerica!?

E é incrível o atraso de visão. E tem outras frutas que não deveriam ter mais sementes. O Melão, o mamão, a manga deveria perder aquele caroço horrível e os fiapos dela não deveriam agarrar tanto nos dentes. As goiabas iriam ter a polpa muito mais bonita e atraente. Imagina só aquela polpa rosadinha da goiaba colhida agora mesmo no pé, sem uma semente!? As acerolas, por outro lado, deveriam ser um pouco mais adocicadas. Que geração é essa que não consegue produzir uma acerola menos cítrica, limões menos cítricos? Cara de quem chupou limão seria a cara mais doce do mundo. Mas, não. Prefere ficar aí, preocupando com a casca, quando o mais importante é a semente. Que geração é essa!?

Deixe um comentário